donatio mortis causa - significado y definición. Qué es donatio mortis causa
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es donatio mortis causa - definición

ITD; Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Qualquer Bem ou Direito; ITCD; ITCMD; Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação; Imposto sobre herança

Causa e efeito (desambiguação)         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO
Causa e efeito; A Lei de Causa e Efeito; A lei de causa e efeito; Lei de Causa e Efeito; Lei de causa e efeito
* Causalidade - relação entre dois eventos consecutivos, sendo o segundo evento uma consequência do primeiro.
Lost Cause         
miniaturadaimagem|300px|Membras da United Daughters of the Confederacy perto de um monumento confederado em [[Lakeland (Flórida)|Lakeland, Flórida, em 1915.]]
Princípio de causa e efeito (cristianismo)         
O princípio de causa e efeito é um dos argumentos usados como prova da existência de Deus e como solução da origem da vida. No Antigo Testamento, Deus é apresentado como a causa eficiente e primeira de todas as coisas.

Wikipedia

Imposto de transmissão causa mortis e doação

O imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD) é um imposto brasileiro de competência dos estados e do Distrito Federal, que incide quando da transmissão não onerosa de bens ou direitos, tal como ocorre na herança (causa mortis) ou na doação (intervivos). O fato gerador do ITD ocorre quando da transmissão "causa mortis" ou doação a qualquer título ou pelo domínio útil de bens imóveis e de direitos a ele relativos, como os bens móveis, títulos e créditos, inclusive direitos a eles relativos.

Os contribuintes do imposto são, em caso de herança, os herdeiros ou legatários. No caso de doação, pode ser tanto o doador como o donatário.

A alíquota utilizada varia de acordo com uma tabela progressiva, que determina a alíquota de acordo com a soma do valor venal dos bens doados ou transmitidos. A base de cálculo é o valor venal dos bens, dos títulos ou dos créditos transmitidos ou doados.

A função do ITD é extrafiscal e fiscal.